Monday, January 18, 2010

Tristeza e Nostalgia


Por incrível que pareça, foi esta a sensação que tive na orla de Montevideo ontem de noite. Primeiro porque ela é extremamente semelhante à do Rio de Janeiro. É impossível não se sentir em Copacabana na praia de Pocitos, mas uma Copacabana onde domingo à meia noite há senhoras passeando com seus netinhos, crianças andando de bicicleta, jovens de lambreta tomando sorvete. E isso me deixou extremamente triste, porque o Rio de Janeiro poderia ser assim. Conversei com dois senhores que passaram por mim falando português e eles me disseram que o Uruguai é o Rio de Janeiro da juventude deles, com os cassinos, com as pessoas nas ruas e sem tanta violência.

Aliás, aqui a violência não é uma coisa desconhecida, e há pedintes nas ruas. Mas as pessoas andam com crianças por ruas escuras por volta de onze a meia noite (e andam mesmo porque eu vejo isso todo dia)é porque esta é uma população que não conhece o medo da maneira como os cariocas conhecem. Eu vejo de noite carros parados em frente a certas praças (o uruguaio acha que se ligar o alerta pode parar o carro onde quiser, até dentro de banca de jornal ou chimbiu de vira lata), e famílias em cadeirinhas de praia conversando perto do carro, tomando chá e comendo salgadinhos. Que interessante.

Ah sim, policiamento, quase não há. Copacabana é muito mais policiada. Sábado havia uma presença grande da polícia turística na Cidade Velha, mas foi só. Normalmente as ruas não são ostensivamente policiadas e mesmo assim a população anda tranquila por aí. Coitado do meu Rio de Janeiro fevereiro e março!

1 comment:

  1. Fábio, entendo perfeitamente o que você sentiu quando viu a praia parecendo copacabana. Imagine se eu estivesse com você, ficaria muito mais triste porque vivi naquela copacabana. Aproveite o sossego e curta a tranquilidade.

    Um beijão, mamãe.

    ReplyDelete