Sunday, January 3, 2010

O Rodoanel de Curitiba


Ok, apesar do tempo ameaçador eu resolvi dar uma volta por Curitiba, literalmente. O percurso consistia em sair do hotel, ir até o Jardim Botânico, às margens da BR, e subir para a Ópera de Arame, Parque das Pedreiras, Parque Tanguá, Parque Tingui, Parque Barigui às margens da BR do outro lado da cidade, e volta. Foi o que eu fiz, só que a partir do Parque Tingui, o ponto mais distante do meu passeio, começou um toró do caralho. Daí, foda-se, mais 20 km de subidas e descidas na chuva, até porque eu errei o caminho e foi parar em Santa Felicidade (isn´t it ironic) onde contornei a torre da Telepar e desci até o Barigui, finalmente. Meu ciclocomputador marcou 40Km de percurso. Furadas à parte, foi bom voltar ao Café da Opera de Arame e comer a minha torta alemã favorita fora da alemanha, e foi legal o passeio subaquático pelos parques. Sem fotos no entanto. Contentem-se com essa foto tirada no solo sagrado onde o Iron Maiden tocou, pouco antes da chuva.

Uma coisa que eu aprendi é que o Curitibano respeita muito o ciclista. Andei na rua o tempo todo e até mesmo os ônibus abriam para não tirar fino (como manda a lei). Não foi raro ver um motorista diminuir e esperar eu cruzar a rua para converter à direita ao invés de cortar pela esquerda e me fechar ao entrar para a direita. Lugar civilizado isso aqui. A gente até se sente mal em avançar o sinal (bem entendido, eu estava de bike), coisa que os caras daqui se fazem, não fazem indiscriminada e acintosamente.

Vocês sabiam que eu não vi uma porra de uma lâmpada queimada na Sete de Setembro? Porra, meu, vai tomar no cu! A avenida limpinha e as luzes acesas a intervalos regulares até onde a vista alcança. Isso aqui não é Brasil mesmo! Deve ser por isso que amo esse pedaço da Europa onde se fala português.

Jantar no Outback. Me arrependi, isso tem no Rio, devia ter ido a algum lugar mais típico. Mas eu estava com fome e havia um na minha frente. Até a falsa intimidade dos garçons é a mesma. Da próxima vez vou perguntar "O senhor tem filha? E eu já comi? Então traz a porra da comida e para de puxar papo/saco que eu não te conheço".

Para a night, estou pensando em visitar a rua 24 horas que estava em obras da ultima vez que aqui estive. E tomar Newcastle (não tem no Rio) no Sheridan´s.

1 comment:

  1. Porra, Fábio... que gentileza com os garçons... e se for garçonete, pergunta manda ela dizer, "Ribs beer or my ass?" E aí, mijou no muro da Arena? Abraço! Ricardo

    ReplyDelete