Monday, December 7, 2009

Do Início

Gostando de viajar, e tendo vontade de conhecer o país, resolvi descer até o Chuí, ponto extremo ao sul do território brasileiro. O Chuí, no entanto, não é o ponto extremo dos territórios de colonização e tradições portuguesas no continente. Este seria a Colônia do Santíssimo Sacramento, situada na província rebelde da Cisplatina, que se auto-denomina Uruguay.

Os mapas mostram que a capital uruguaia cisplatina não dista mais do que 400 quilômetros do Chuí. Para quem já viajou até lá, é brincadeira. Só mais seis horinhas de carro, no máximo. E de lá chega-se à Colonia em mais duas horas, mais ou menos.

Para quem não sabe, com cerca de 400 anos, a parte histórica de Colônia é uma cidadela portuguesa preservada no tempo, com igreja matriz, alojamentos e fortificações de onde nossos antepassados (ok, ok, os meus são italianos, mas sendo brasileiro eu me sinto meio português) "vigiavam o inimigo espanhol em Buenos Aires". É a mais antiga cidade do país, fundada por Manuel Lobo, e a herança lusa está muito bem preservada no calçamento e nas edificações. Quem estiver curioso pode ver um ótimo video da TV portuguesa a respeito, no Youtube. Preciso admitir que é estranho ver a população falando espanhol em um domínio outrora imperial.

Território Português, a Colônia foi perdida para a Argentina porque se sublevou logo após independência do Brasil, desencadeando a Guerra da Cisplatina. Os odiosos argentinos fomentadores da sedição e secessão do território alheio receberam o troco mais tarde com o governos Menem e Kirchener ;-)

No contexto da secessão da Província Cisplatina pode-se inserir ainda a Guerra do Paraguai, quando aquela república de bananas falsas tentou colocar o Uruguai sob a SUA esfera de influência, e ainda invadiu o Brasil e a Argentina. Quem tiver pena do destino daquele depósito de automóveis roubados, lembre-se de que foram eles os agressores.

Bem, dito isto, viajar para o Sul é evidentemente, conhecer a história. Se possível eu gostaria ainda de mijar nos muros do estádio Olímpico com uma camisa colorada visitar as ruínas das reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul. Vamos ver se vai dar. Pretendo colocar o pé na estrada a bordo do meu FLAMOVEL ainda em dezembro, e até lá tenho coisas a providenciar, tais como o seguro conhecido como Carta Verde, necessário para entrada de carros brasileiros no Uruguai, revisão do FLAMOVEL, compra de mapas, escolha do itinerário, etc. Uma vez em Colônia, provavelmente também irei à Buenos Aires, de barco. Irei postando aqui as novidades.

No comments:

Post a Comment