Gostando de viajar, e tendo vontade de conhecer o país, resolvi descer até o Chuí, ponto extremo ao sul do território brasileiro. O Chuí, no entanto, não é o ponto extremo dos territórios de colonização e tradições portuguesas no continente. Este seria a Colônia do Santíssimo Sacramento, situada na província rebelde da Cisplatina, que se auto-denomina Uruguay.Os mapas mostram que a capital
Para quem não sabe, com cerca de 400 anos, a parte histórica de Colônia é uma cidadela portuguesa preservada no tempo, com igreja matriz, alojamentos e fortificações de onde nossos antepassados (ok, ok, os meus são italianos, mas sendo brasileiro eu me sinto meio português) "vigiavam o inimigo espanhol em Buenos Aires". É a mais antiga cidade do país, fundada por Manuel Lobo, e a herança lusa está muito bem preservada no calçamento e nas edificações. Quem estiver curioso pode ver um ótimo video da TV portuguesa a respeito, no Youtube. Preciso admitir que é estranho ver a população falando espanhol em um domínio outrora imperial.
Território Português, a Colônia foi perdida
No contexto da secessão da Província Cisplatina pode-se inserir ainda a Guerra do Paraguai, quando aquela república de bananas falsas tentou colocar o Uruguai sob a SUA esfera de influência, e ainda invadiu o Brasil e a Argentina. Quem tiver pena do destino daquele depósito de automóveis roubados, lembre-se de que foram eles os agressores.
Bem, dito isto, viajar para o Sul é evidentemente, conhecer a história. Se possível eu gostaria ainda de
No comments:
Post a Comment